Como preparar linguiça artesanal? Dicas práticas:

Por Loja Embalatudo

Antes de tudo, preparar linguiça artesanal tem se tornado cada vez mais comum nas cozinhas brasileiras, afinal essa é uma das entradas mais amadas da culinária nacional, figurinha carimbada nos churrascos em família.

A charcutaria, a cultura culinária dos embutidos, é mais do que um simples costume, ela faz parte da vida dos brasileiros, mas é normal sentir-se um pouco perdido no início, daí surgem as dúvidas: como eu posso preparar linguiça artesanal e arrebentar no almoço em família? Bom, aqui traremos algumas dicas práticas para tirar você da inércia e levá-lo, quem sabe, ao posto de rei do churrasco da casa. Vamos lá?

Linguiça artesanal e condimentos.

Para preparar linguiça caseira, capriche na escolha da carne e mantenha a proporção certa:

Primeiramente, você precisa escolher bem a carne. O ideal é que, obviamente, ela seja fresca e de boa qualidade. O uso mais comum é o de carne de porco. Você precisa, também, manter uma boa proporção entre a carne magra e a gordura, pois só assim poderá garantir a suculência. O indicado varia de 70% a 80% de carne e 20% a 30% de gordura.

Use e abuse de temperos e especiarias:

Essa é a hora de ser criativo. O uso de temperos e especiarias é o que vai diferenciar a sua receita de outras. Calabresa, alho, pimenta e ervas frescas ou secas são bons exemplos do que você pode usar, mas não se limite a isso.

Hora de moer e de misturar

Primeiro, pique a carne e a gordura, em seguida coloque-as para moer por duas vezes. Assim, você vai conseguir uma textura fina e uniforme. Depois disso, una a carne/gordura aos temperos e às especiarias e misture. A ideia aqui é atingir um sabor, também, uniforme.

Hora das tripas

Em primeiro lugar, você precisa lavar bem as tripas. Use água e limão nesse processo. Em seguida, é hora de encher a linguiça com um equipamento específico para isso, como o canhão de ensacar. É muito importante não deixar que se formem bolhas. Amarre, então, as extremidades – você pode usar um barbante para isso – e deixe descansar na geladeira.

E aí, gostou dessas dicas? Por fim, é só levar para a grelha, não furar a linguiça – para manter a suculência intacta, e tornar-se o rei do churrascão da família. Lembrando que na Embalatudo você encontra tudo o que precisa para colocar essas dicas em prática. Até a próxima.