Conheça técnicas caseiras infalíveis de defumação de linguiça

Por Loja Embalatudo

Que tal dominar técnicas caseiras de defumação de linguiça infalíveis?

Antigamente, a defumação era usada como forma de conservar os alimentos. Sabia disso? Era só pendurar em cima do fogão e, pronto, qualidade preservada. Isso porque a técnica remove o excesso de líquido na peça, inibindo, assim, a ação de microorganismos decompositores.

Com o tempo, as técnicas de defumação, incluindo a defumação de linguiça, evoluíram e, gradativamente, descobriu-se outros fins para esse meio, como aromatizar os ingredientes, por exemplo.

Hoje, defumar a carne não só aumenta a durabilidade do produto, como também destaca o seu sabor que, em alguns casos, fica até irreconhecível – no melhor dos sentidos, claro.

Dito isso, que tal conhecer duas técnicas infalíveis para aplicar na defumação de linguiça?

Vamos logo antes que dê água na boca!

Defumação caseira na panela

Primeiro, forre uma panela de fundo grosso com papel alumínio. Em seguida, coloque a serragem sobre o forro e acrescente ervas ou especiarias.

Depois disso, coloque uma grelha cerca de 10 centímetros acima da serragem. A ideia é que a linguiça não tenha contato direto com o pó da madeira. Em seguida, acenda o fogo e, quando a serragem começar a queimar, coloque a linguiça na grelha e tampe a panela por, mais ou menos, 10 minutos.

Defumação de linguiça caseira no forno

O primeiro passo é forrar uma assadeira com papel alumínio e colocar sobre ela os gravetos secos ou a serragem. Feito isso, acrescente as ervas/especiarias.

Observe que até então o passo a passo é muito parecido com o anterior, mas, a partir de agora, ficará um pouco diferente.

Leve a assadeira ao forno a 250°C na grade inferior e mantenha o forno fechado por pelo menos 10 minutos, para que a fumaça comece a ser liberada.

Depois disso, coloque a linguiça na grade superior, indicamos utilizar papel alumínio como suporte, e a mantenha no forno por cerca de 5 minutos. Depois disso, vire a linguiça e feche novamente o forno por mais 5 minutos.

Por último, retire a assadeira, que contém a madeira e os condimentos, e termine a cocção do alimento no forno.

O acompanhamento é importantíssimo nesses momentos.

Durante esses processos, observe bem o alimento. Levando em consideração que vegetais pegam sabor bem mais rápido do que carnes, talvez você precise deixá-la por um pouco mais de tempo no fogo.

De água na boca, ingredientes nas mãos e técnicas dominadas, é hora de ir à cozinha e colocar a mão na massa!

E, não esqueça de visitar o nosso SITE. Lá, você encontrará tudo o que precisa para não errar na cozinha.